segunda-feira, 29 de junho de 2009

Myanmar Aka Burma Aka Birmania

A semelhanca do Nepal, que estava mesmo ali a jeito,ao lado da India, o Myanmar, mesmo ao lado da tailandia, (um pouco menos a jeito devido a algumas peculariadades proprias do pais (ou em melhor portugues: guerra civil)) veio-se a revelar um dos meus paises favoritos de toda a viagem.

(Sim eu sei, basta porem uma ditadura, abuso de direitos civis, sancoes internacionais, e o pais passa logo para a minha lista de destinos favoritos!(next stop: coreia do norte!ahahah! Ja esteve mais longe!)

O visa para o myanmar e' bastante facil de consegir em Bangkok. Por mais alguns trocos consegue'se no mesmo dia. O voo low cost de bangkok pela airasia ficou a volta de 100 dolares ida e volta para Rangoon.

Apesar de ja ter alguns regimes opressivos no pelo, a minha curiosidade era muita para saber o que realmente se passava num pais que nos ultimos 50 anos tem vivido sob o controlo de uma junta militar que presentemente so sobrevive gracas ao apoio dos chineses, em claro desafio das sancoes economicas internacionais (os chineses sao uma especie de EUA no que toca ao respeito pelo direito e decisoes da onu, com a diferenca que os EUA fazem tudo pelo amor ao dinheiro (ficam doidos especialmente com petroleo!) enquanto os chineses gostam particularmente de apoiar regimes tiranicos e corruptos na asia para manterem uma esfera de influencia nesta zona e poderem brincar as super potencias com so EUA. ( nos ultimos tempos parece que descobriram africa, onde arranjarm tambem uma boa coleccao de cromos para a caderneta de ditadores!)

Deixando de lado a minha costela de comentador de politica internacional (carreira que num futuro mais ao menos proximo irei abracar), porque nomeio o Myanmar como um dos destinos preferidos desta viagem (para alem da historia da ditadura...)??

Depois de alguns meses a viajar ha que confessar que uma pessoa comeca'se a fartar de pedras...igrejas, mesquitas, templos....sucedem'se, construidos no ano tal, pelo rei beltrano, destruido pelo rei sitrano e reconstruido pelo fulano tal...Depois de Taj Mahal, Mesquitas de Istanbul, Igrejas de Goa...Ha que ser algo de especial. E o que torna um pais especial sao mesmo as pessoas. As pessoas com que se viaja e os locais. No caso do Myanmar, as pessoas sao muito hospitaleiras, simpaticas e curiosas e fazem-nos sentir muito bem vindas. Parece que estao alheias a toda a miseria e as dificeis condicoes que o regime lhes impos, e aproveitam cada dia e cada momento com a maior das alegrias!

Segue'se um post sobre o itinerario de visita no Myanmar (Notar que segue-se implica somente uma referencia ao tempo futuro, algo sem data exacta marcarda! Esperemos que seja em breve. Estou neste momento em Macau, e ha mt para fazer para alem de estar agarrado ao computador. Se estas no trabalho, vai trabalhar malandro!!)