terça-feira, 26 de maio de 2009

Malasya




Assim que se entra na Malasia, pode-se logo notar que o mundo perfeito, ate algo artificial de singapura ficou para tras.

Ja se vem passeios desaranjados, lixo, mas mesmo assim um paraiso comparado com a India. Para dizer a verdade fiquei positivamente impressionado com a malasia. Tinha a ideia de ser algo paradisiaco (sim, tb fui brainwashed pelo anuncio do Turismo da Malasia) e tinha a ideia que Kuala Lumpur tinha imensos arranha ceus. Apenas isso e Tudo bate certo.

Ha ilhas lindissimas e ainda pouco desenvolvidas (comparado com o que depois vi na Tailandia) e o resto do pais pareceu-me tb bastante desenvolvido sem grandes sinais de pobreza evidente. Infelizmente nao tive oportunidade de visitar o Norte do pais, coberto de selva tropical nem a parte do Borneo, onde dizem que e' dos melhores lugares do mundo para fazer mergulho.

Algo que tb notei foi a diversidade de culturas e religioes que coabitam pacificamente. Malaios, Chineses e Indianos vivem lado a lado. Vi grupos de jovens, uns indianos, outros chineses, outros malaios, raparigas com veus na cabeca, lado a lado, como verdadeiros amigos. Nada como na India onde Hindus e Muculmanos vivem nos seus mundos proprios...

Ahhhh! Tanto em singapura como na Malasia, podem-se encontrar muitas pastelarias onde se pode comer o Portuguese Egg Tart...fraquinho, fraquinho! mas melhor que nada!


passei 4 dias nas Ilhas Tioman e aproveitei para tirar o curso de mergulho avancado (que permite pfazer mergulhos ate a um limite de 40 metros de profundidade). Nao pude deixar de admirar com inveja a vida dos instrutores de mergulho....passam o dia a fazer o que gostam, em lugares paradisiacos. Ganham pouco, mas tb, para que precisam de dinheiro para alem das despesas basicas de dormir, comer, beber e guardar uns trocos para a viagem para o proximo local de trabalho?? Claro que torna-se monotono o trabalho e a maioria trabalha durante 2 a 3 anos. Mas que anos!!!

Fiz uma breve passagem por Malaca, antigo entreposto colonial portugues. Foi com alguma emocao e orgulho que segui a heranca portuguesa nesta cidade. Nao resta muito do forte A Famosa, apenas um das portas. A igreja de Sao Paulo Ergue-se imponente sobre a cidade, mas com um farol colocado a frente pelos ingleses.que estraga qq fotografia.

Porem, o que mais me marcou, foi a visitar ao Bairro Portugues. Em termos arquitectonicos, nao ha nada de especial. Uma longa rua cheia de vivendas sem qualquer sinal relativo a Portugal tirando algumas cruzes que mostram a devocao dos habitantes. Porem, ao visitar o mercado, sentei-me para tomar cafe e pus-me a conversa com um velhote. Em ingles, ja que a lingua que eles falam, a que chamam christan, tem muito poucas semelhancas com o portugues actual. Mas foi com alegria que com o desenrolar da conversa fui descobrindo algumas palavras que ainda sao semelhantes.

Os apelidos ainda sao os de Portugal. Costa, Sousa, Fernandes... e os habitantes queixam-se de nao terem ninguem que lhes ensine Portugues. Bem que gostaria de falar portugues correcto, mas nao sabem como. Pensei nos milhoes de euros gastos em promover a cultura portuguesa e como uns poucos professores de portugues em Melaka poderiam dar um contributo decisivo para manter a Lingua de camoes viva no sudoeste asiatico....

De Melaka segui para Kuala Lumpur, de onde voei para Bangkok (sim, ando a ficar muito mordomo...os km ja me comecam a pesar nas pernas para viagens longas de autocarro...ou deverei dizer no traseiro!?)

Kuala Lumpur tem alguns restos de edificios coloniais e depois e' basicamente uma selva urbana! Um bom antro de consumismo tal como Singapura. o ex-libris da cidade sao as Petronas Twin Towers, onde se podem tirar fotos fantasticas!

0 comentários: