sexta-feira, 22 de maio de 2009

Singapura


Singapura foi como um banho de espuma depois de um jogo de rugby num campo enlameado.

Talvez por isso me tenha tanto fascinado esta cidade-estado, ao ponto de ter ficado com vontade de, num futuro mais ou menos distante, ali viver por um algum tempo! (Sim, trazia mesmo muita lama da India!)

Singapura e' provavelmente a cidade mais limpa do mundo, onde cuspir ou atirar lixo para o chao acarreta uma multa pesada, e onde as pastilhas elasticas estao proibidas, para o bem da limpeza das ruas (!!!).

Criminalidade e' algo que nao consta no dia a dia desta cidade. Bem conhecida pelas suas penas pesadas e pelo uso sem grandes remorsos da Pena de Morte, qualquer viajante que entre no pais, e' recebido nos impressos do controlo de passaportes nao como um "Welcome to Singapore, We hope you enjoy your stay", mas com um intimidante: " Drug Traffic is Penalized with Dead Sentence in Singapore".

O caminho do Aeroporto para a cidade e' feito de comboio, que na primeira parte do trajecto viaja suspenso tal como o monorail de Oeiras, mas em bom, para desaparecer depois debaixo da terra entrando no sistema de metro.

A cidade consegue conjugar bastante bem alguns monumentos da epoca colonial com os arranha ceus que aparecem em todos os postais. Fiquei fascinado com o relvado do parque central da cidade, o Esplanade, a beira mar, que faz uma especie de transicao entre a maior parte dos edificios coloniais e a parte mais nova da cidade.

Sento-me para apreciar o fim da tarde, e a pensar como Singapura e' diferente da India,enquanto uma equipa de rugby entra para comecar a treinar no meio do parque. Melhor, impossivel.

No guia Lonely Planet, o capitulo Shopping comeca com um esclarecedor: "Singapore is definetly not the place for recovering shopaholics!". E nao e' mesmo. Incrivel a quantidade de Centros comerciais, perfilados uns a seguir aos outros na Orchard Street, a arteria comercial de cidade. Um bom local para um pobretanas como eu passear e aproveitar o ar condicionado!

Diz-se que os dois passatempos nacionais sao ir as compras e comer! A variedade de restaurantes e' imensa, desde as bancas de comida chinesa em ChinaTown, ou os caris e a comida muculmana de Little India. Macdonalds, KFC, Burger King e dezenas de cadeias de comida chinesa, tailandesa, japonesa and son on enchem os food courts dos centros de comerciais. Procuro a casa das sandes ou os frangos da guia, sem sucesso. Fico-me por uns noodles.

Apos uns dias de descanso, chega a hora de partir, com a certeza de voltar!

Proxima paragem, Ilhas Tioman, para um curso de mergulho.

0 comentários: