quinta-feira, 30 de abril de 2009

Retido em calcuta...

Ao chegar ao aeroporto, resolvi gastar as minhas ultimas 50 rupias (nao chega a um euro) e carregar o telemovel.A nota tava com os vincos meio rasgadas e o tipo recusou-se a aceitar, dizendo que caso a aceita-se teria que ir ao Banco Nacional troca-la por uma nova. Respondi-lhe que sendo eu o cliente, ele era obrigado a aceitar o dinheiro e ponto final. Se quisesse um nota nova, que fosse ele ao Banco. Nao adiantou de nada, e tive que ir destrocar a nota. Quando voltei, atirei-lhe o dinheiro a cara e disse que gracas a mentalidade de pessoas como ele a India iria ser sempre um pais de terceiro mundo, ao que ele respondeu " What do I care??". Palavras para que....

Depois deste episodio, adormeci nos sofas do aeroportom enregelado com o ar condicionado. Acordei perto da hora do check in, mal desposto...a combinacao de caril, cervejas e ar condicionado a bater no costado nao resultou la mt bem...Tive mesmo que ir a casa de banho e vomitar! Um bom preludio para o que se iria passar a seguir:

Ao fazer o check in, perguntam-me: "You cannot go to Singapore, you dont have a Singapore Visa". Eu meio estupefacto, tento dizer-lhe calmamente, mas com um nervosismo crescente dentro de mim, que cidadaos da UE recebem um visto a chegada. Ele comeca-me a ler uma short list de paises europeus onde nao esta portugal. Ta a comecar a ficar preta a situacao...Dirigimo-nos a alfandega. O tipo olha para o meu passaporte, novinho em folha, renovado em goa, e pergunta-me pelo meu visto indiano. Digo-lhe que esta no meu passaporte antigo, que enviei para Portugal com os meus pais (agora parece algo de estupido, mas na altura, pareceu-me logico nao ter que andar a carregar um passaporte antigo).Mostro-lhe as fotocopias do passaporte antigo e do visto. Olha para mim, com o ar mais descontraido do mundo: " You cannot leave India. You dont have an exit clearance. You have to Go to The foreign Registration Office and get one. Only then we will allow to fly to Singapore"....

TOING!!La volto eu para calcuta, com o rabo entre as pernas.

No tal Foreign Registration Office, fico atolado na burocracia indiana ate ao pescoco: fotocopias, fotografias, carta ao director e mais nao sei que...Quanto tempo demora? Nao sabemos, 1, 2, 3, 7 dias...Tem que vir ca e ir perguntando....

Vejo a minha vida a andar para tras, e dias que poderia estar em Singapura ou numa ilha qualquer na malasia, estou enfiado em Calcuta, no meio da miseria, do calor e pobreza....sem duvida um dos pontos baixos da viagem...

Reparto o dia a ler, internet (incrivelmente nao escrevo um unico post para o blog, tal a minha desinspiracao!), comer e dormir... Nao me apetece fazer de turista e explorar melhor a cidade. Decido-me a deixar fazer o que o corpo manda...

Felizmente, logo apos o fim de semana, tenho luz verde. Vao-me deixar sair da India! Gajos porreiros...Compro o meu bilhete para o dia seguinte e comeco a contar as horas!

A partida a mesma historia com o visto de singapura e com a exit permit...volto a vetr a minha vida a andar para tras. Incrivel como os proprios tipos da alfandega nao sabem quais sao as pessoas que precisam de visto ou nao! Por precaucao tinha ido a Air India e peco que me imprimam um papel onde diz claramente que nao preciso de visto, apenas um bilhete de saida e dinheiro suficiente para a minha estadia em singapura(tenho no bolso um bilhete de comboio de singapura para a malasia que reservei just in case, e um maco de notas, prontos a atirar a cara do primeiro tipo que vier com historias que nao posso sair da India!)

Fico com a sensacao que se lhes tivesse mostrado um bocado de papel higienico escrito por mim a dizer que nao precisava de visto, eles aceitavam. Precisam e' de um papel, de preferencia com um carimbo, para tornar as coisas oficiais, e burocraticas, o maximo possivel, please!

Felizmente, apos consultar com os chefes, tirar fotocopias e sei la mais o q, deixam-me embarcar.

Nao posso dizer que fique com saudades da India, tirando de Goa, um sitio definitavamente a voltar! Mas, aguas passadas!

Singapore, Here I go!!

0 comentários: