domingo, 19 de abril de 2009

Goa- Uma visita ao consuldado Portugues

Ainda no Nepal, fui andar de kayak durante meia hora, e eskeci-me completamente que tinha o passaporte no porta documentos dentro das calcas.
Isto nao seria motivo de preocupacao, mas gracas a minha pericia e tecnica aprumada no controlo do kayak, passado alguns minutos estava na agua. So' passadas algumas horas, me apercebi que o passaporte estava completemante encharcado, a tinta dos visto e dos carimbos toda esborratada e o passaporte quase inutilizavel.

Apesar disso consegui chegar a Goa e fui ao consulado Portugues para o renovar.

Quando la chego, fechado para almoco, abre daqui a 5 minutos.

Enquanto espero, ponho-me a conversa com uma senhora branca, em portugues, que se definiu como goesa. Tinha nascido em Goa, vivido em Adem (agora Yemen), Mocambique, Angola, Lisboa...uma verdadeira cidada do Imperio Portugues.

Comeca entao num rol de criticas as ineficiencias do consulado, que esta ha anos para renover B.I e passaporte, que sao precisos nao sei quantos documentos, e que falta sempre qualquer coisa...Numa especie de solidariedade conto-lhe tambem os meus infortunios.

Chega a hora. A Porta, o seguranca barra-me a entrada, diz que tenho de voltar amanha, para tirar uma ficha as 8 da manha. Tento dizer-lhe educadamente que so quero perguntar se e' possivel renovar o passaporte aqui ou tenho que ir a Dehli. Isto em ingles. Depois de mais duas tentativas, a conversa comeca a azedar, e puxo dos meus galoes de cidadao portugues e digo que a partir daquele momento so falo portugues e ele que va buscar alguem que me entenda. Felizmente, nessa altura chegam duas funcionarias do consulado,(portuguesonas!!) de volta do almoco. Passados dois minutos de conversa, estou na sala de espera do consulado para renovar passaporte! (com um sorriso de vitoria ao passar pelo seguranca!)

Enquanto espero pelo processo de renovacao descubro uma realidade que ate entao desconhecia: Todos as pessoas nascidas em Goa antes de 1961 tem direito a requerer um passaporte portugues. 95% delas nao falam uma palavra de portugues. Muitas delas nem sequer sabem onde e' Portugal. E pra que querem eles um passaporte Portugues? Nem sequer ir para Portugal, mas para Londres, onde falam a lingua e conseguem ganhar melhor.

Enquanto tomava conhecimento disto, na sala de espera, rodeado por estas pessoas, o meu primeiro impulso e' julgar de alto estas pessoas. Que parasitas, que cara de pau...Com o mesmo sorriso na cara conseguem dizer-me que estao a espera de passaporte portugues, mas nem um misero palavrao conseguem dizer na nossa lingua...

Mas depois, passado esta analise orgulhosa e emocional, compreendo que a culpa nao e' deles. Quem sou eu, ou nos, portugueses orgulhosos da nossa nacionalidade e da nossa cultura, nascidos em berco de ouro, para julgarmos estes pobres coitados, que moram num pais de 3mundo, onde a oportunidade de ter um passaporte da EU e ir trabalhar trabalhar para inglaterra, a limpar escadas e ganhar um salario em libras, equivale a nos ganhar o euromilhoes...

Como bom portugues, revolto-me entao contra o sistema, contra o governo, e porque nao, contra o socrates! (desgracado nem deve saber o que se passa por aqui...) Nos EUA, (sim, na America!) por exemplo, quem requer cidadania norte americana, tem que fazer um teste de ingles e um teste de cultura americana! Nos, pensando que tamos a proteger a nossa heranca nesta zona do mundo, andamos a distribuir passaportes ao desbarato, sem pedirmos nada em troca a estas pessoas, que, passando a serem cidadoes portugueses tem priviliegios e direitos semelhantes a todos os portugueses.

Nao seria logico, para o bem do fomento e preservacao da nossa cultura e lingua em Goa, atribuir estes passaportes a quem tivesse feito um esforco para pelo menos saber dizer umas 4 ou 5 asneiras em portugues,o nome de 5 jogadores de futebol do benfica e algumas deixas de engate do zeze camarinha??!! Fica a sugestao...

0 comentários: