quarta-feira, 29 de abril de 2009

Varanasi

Saindo de Dehli, faco uma pit stop em Varanasi, uma das cidades mais sagradas para os Hindus, nas margens do rio Ganges (estao a ver aquela imagem classica na India, de Indianos a banharem-se nuns degraus a beira do Ganges. E' em Varanassi!)

Nesta cidade, do ponto vista turistico, tudo se passa nas margens do Ganges...

Cerca de 2 milhoes de pessoas banham-se por dia no ganges (quem diz banhar, diz lavar, defecar, urinar, lavar os dentes, lavar os animais,beber agua....)Ate aqui tudo bem, tirando o facto que o rio tem uma concentracao de 60,000 bacterias "faecal coliform" por 100 ml. Para leigos como nos, isto quer dizer que e' 120 vezes superior ao limite considerado seguro para tomar banho...

Ao longo do ganges sucedem-se os gahts, especies de "cais". Nalguns amontoam-se barcos prontos a levar os turistas a passear. Noutros simplesmente lava-se roupa, dentes e outras partes intimas. Os mais interessantes sem duvida, sao aqueles onde se cremam pessoas. Na religiao hindu, os mortos sao sempre cremados, e nao ha lugar mais sagrado para o fazer do que aqui em Varanasi.

O ritual e' um pouco sinistro. Em primeiro, o corpo, deitado numa maca e envolto num lencol branco, e' levado numa mini procissao pelas ruas apertadas da cidade velha de varanasi, em semi- corrida, com canticos religiosos... Ao chegar ao rio, o corpo e' banhado nas aguas (mais umas bacterias pa contagem!). De seguida, e' colocado em cima duma pilha de toros de madeira (madeira essa que tem diferentes qualidades e precos, de acordo com a condicao social do defunto). A madeira para um funeral custa em media 200 euros (num pais como a India, podem imaginar a fortuna que e'. Um indiano disse-me que as duas maiores despesas dum Indiano sao o casamento e o funeral!).

Algo que achei estranho foi que em todos os funerais havia muito pouca gente. Umas 6-10 pessoas no maximo...Sentadas nos degraus, a espera que as chamas acabem de consumir o fogo...Nao se nota tristeza, nao ha lagrimas...Estas pessoas poderiam estar a espera dalgum barco que nao agiriam de maneira diferente.
Outro fenomeno interessante e' que nao ha mulheres nos funerais. Na cultura/religiao hindu ha', ou havia, um fenomeno chamado sati, em que as mulheres, cheias de dor e sofrimento pela morte do marido ( yeah right...) se lancam nas chamas que cremam o marido, como sinal de devocao moral. Porem, muitas vezes resulta de pressoes da comunidade, especialmente em pequenas aldeias. Este costume foi proibido ha muito mas todos os anos ha relatos de incidentes. Por isso na maior parte das vezes as mulheres nao estao presentes nos funerais (Um indiano disse-me ainda que as mulheres nao vem aos funerais porque choram muito e fazem muito barulho!)

Anyway, estes fulanos desenvolveram uma tecnica de churrasco de tal modo aprumada, que durante as 3 horas que as chamas consomem o corpo, so se sente o cheiro a madeira e no fim, nao resta nada a nao ser cinzas. E o que e' que se faz com as cinzas? Exacto, espalhadas no ganges!

Segundo a religiao Hindu nem todas as pessoas podem ser cremadas. Por exemplo, criancas, leprosos e pessoas que morrem com picadas de cobra...nao cheguei a perceber bem o criterio...E o que e' que se faz com estes pobres desgracados que nao tem o direito a serem cremados? Sao atados a uma pedra bem pesada e....claro, manda-se po ganges!

0 comentários: