sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O início...

A música 125Azul do Luís Represas, a passar na rádio, fez-me abrandar dos 150km/h na A1, para uma velocidade digna de ser ultrapassado por um papa-reformas.

Há algumas semanas que procurava um nome digno para o blog da minha viagem. Alguns títulos perto de merecerem a confiança aqui do mister foram www.1bilhete&trocos.blogspot.com, www.arancarapaz.blogspot.com ( em honra do meu antigo treinador de rugby Romeno - por favor ler com sotaque romeno), www.fugirdacrise.blogspot.com,entre outros títulos ainda mais ridículos que os mencionados.

Ao ouvir a 125 Azul do Luís Represas, que faz já parte do nosso património nacional, pela milionésima vez, comecei subitamente a identifica-la com a minha viagem.

Passagens como

"Foi sem mais nem menos
Que me deu para abalar sem destino nenhum "
"Sem pendura que a vida já me foi dura
P´ra insistir na companhia"
"Viva o espaço que me fica pela frente e não me deixa recuar
Sem paredes, sem ter portas nem janelas
Nem muros para derrubar"
"Talvez um dia me encontre
Assim talvez me encontre"
"Curiosamente dou por mim pensando onde isto me vai levar
De uma forma ou outra há-de haver uma hora para a vontade de parar
Só que à frente o bailado do calor vai-me arrastando para o vazio
E com o ar na cara, vou sentindo desafios que nunca ninguém sentiu "

fizeram-me identificar imediatamente a letras da música com o projecto em que embarco.

Uma viagem, sozinho (eu ate gostaria de companhia, mas o pessoal só esta virada em ir para o carnaval do Brasil e para a Rep. Dominicana mamar pinacoladas) de mochila as costas, com dinheiro (mal) contado, que não sei bem até onde e quando me pode levar.

Há uma vontade de partir, por entre o calor (neste caso o frio), a caminho do vazio, para me encher de experiências, de histórias, doenças tropicais, de amigos, de cidades, fotos, paisagens, sabores, e cheiros (muitos deles desagradáveis, prevejo). E voltar outra pessoa. Melhor espero.

A escolha do nome do blog estava então feita. O 125asul, vem, antes de mais, do 125azul.blogspot.com estar ocupado (ah e tal, não me vou por aqui com romantismos e outras lerias para enganar o querido leitor, como se tivesse sido de propósito esta corrupção do titulo da canção!)Ainda que o último post do 125azul.blogspotcom seja de Outubro 2006 acerca da definição da palavra limite (o que me daria, também a mim, azo para escrever durante a tarde inteira!), há que respeitar a arte literária alheia.

O 125asul surgiu por recomendação da minha irmã querida, com o argumento que iria para Sul de Portugal. Na realidade o plano inicial é ir para oriente, sudeste vá lá! Mas pronto, o nome tem a sua pinta. Na realidade a intenção da minha irmã creio que foi a de me influenciar a dar um ar serio e filosófico a este blog, com reflexões ponderadas e responsáveis pelos sítios por onde vou passar, e, quem sabe tentar fazer sombra ao Miguel Cadilhe.

Infelizmente, esse segmento de mercado já está ocupado. Por favor, dirijam-se a qualquer livraria, ou comprem o fugas para literatura de viagem erudita. Não que periodicamente não tente algumas tentativas (prevejo) frustradas de embarcar nessa corrente literária, mas mais longe que estas crónicas aspiram chegar é a um suplemento do borda de água!

Expectativas para este blog? Baixas. (sem mencionando os períodos de não actualização por pura preguiça!)
Acima de tudo há que esperar algo...diverso, a semelhança do mundo que estou prestes a descobrir.

4 comentários:

tanya b disse...

Hello, it's your London friend Tanya... just realized I won't be able to understand your blog! Hope Istanbul has treated you well so far, I'm jealous, London's ruuuuuubish!

PRETO disse...

Panda!!!!!!precisas é de umas mocadas na cabeça!!!!!abraço!

nota:cuidado com as bombas!!!!!!

João disse...

Primão!!tudo bem? Por algures numa terra distante^^ aproveita ao máximo!grande abraço!

O Senhor. disse...

Olá, O meu nome é Carlos Almeida, tu não me conheces, mas eu já te conheço um pouco. Conheço a tua mãe, a Dra Julia Relvão. Sou delegado, mas isso agora não interessa, sou acima de tudo mais um companheiro de viagem...não como a tua, mas a dos sonhos...vou-te acompanhando...acompanha-me também se quiseres em http://opoderdapalavra.blogs.sapo.pt/
Até onde nos encontrarmos de novo...nas palavras algures neste tempo...abraço e "Viva La Vida"