quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Teerao

Teerão é uma cidadezeca com 14 milhões de habitantes ( a população de Portugal toda, contando com todos os ucranianos e romenos ilegais!). E falando sem rodeios, é uma capital muito fraquinha. A mais fraquinha do Médio Oriente (ali taco a taco com Aman, na Jordânia).

Mas tem coisas divertidas. Por exemplo: atravessar a estrada. É pura adrenalina!
Para além de carros, táxis, camiões, há motos kamikazes. Um autentico exercito de macais,(chinesas), que parece que estão mesmo quase a atropelarem-nos mas a última desviam-se ( é uma chatice burocrática danada atropelarem um estrangeiro!).

Outra coisa assim fora de comum é a antiga embaixada dos EUA. Ai por 1979, aquando da revolução islâmica, milhares de "estudantes islâmicos" invadiram a embaixada dos EUA e fizeram reféns todo o pessoal durante umas poucas de semanas (isto sim, são estudantes a sério. Nada como os nossos estudantes maricas que só sabem mostrar rabos!). Mas tudo acabou bem, com a libertação dos reféns, o encerramento da embaixada e o corte de relações diplomáticas entre os dois países.
Para agradecer a hospitalidade Iraniana, em 1980, o amigalhaço dos americanos, Sadam Hussein, cheio de material bélico americano (que depois utilizou para invadir o Kuweit ainda, poupadinho que ele era), invadiu o Irão e começou uma guerra de 10 anos em que morreram 1 milhão de pessoas.
Hoje a antiga embaixada dos EUA tem o simpático nome de Antro de Espionagem Americano, e está ocupado pelo exército. Nos muros de fora da embaixada, a arte grafitica iraniana revela-se em todo o seu esplendor.





À noite fui jantar a casa da família da minha amiga Sara Portugal, cuja mãe é Iraniana. Foi uma óptima experiência, um óptimo jantar ( uma agradável variação na minha dieta diária feita a base de kebabs manhosos). Deu para perceber melhor a sociedade iraniana, e comprovar que nem todos os iranianos gostam de queimar bandeiras dos Estados Unidos e ter uma ou duas bombas atómicas na cozinha para matar baratas. Gostei especialmente de ver as fotos da avó e do avô da Sara (um general no exercito do xa' antes da revolução islâmica) com o xa' e com a rainha da Persia. Um toque de Jet7 que tocou o coração deste pobre e sujo viajante!:)

2 comentários:

Herculano disse...

Confirmam-se os predicados que falamos no velha?

Herculano disse...

A comida? Era BOA??